quinta-feira, 28 de julho de 2011

O futuro que me aguarda...

Estava eu lá na fila do caixa do mercadinho aqui na esquina pra compra o pão nosso de cada dia por volta das oito da manhã do dia de hoje, ou seja, madrugada né? Mas é que tinha que passar na farmácia o quanto antes pra compra um xaropinho e ficar viciada nessa bebida, assim como me vicie essa semana toda em cheirar sorine - quem me acompanha no twitter sentiu de perto minha emoção. Pois bem, comprei meu lindo xaropinho e depois fui compra o pão; na fila, à minha frente tinha uma senhora muito velha e encurvada que não tinha nada nas mãos pra comprar...
A pessoa que estava na frente dela já tinha passado tudo, e quando a moça do caixa estendeu a mão pra pegar as compras que só nessa hora ela reparou que não havia, segui-se o seguinte diálogo:


- ô minha filha, como é que faz pra trabalhar aqui, hein?
- a senhora vem aqui com o currículo da pessoa e entrega...
- ah, é só fazer isso? vem aqui e entrega o currículo?
- é, a pessoa vem aqui e fala com a gerencia, tá bom? Mas isso é pra quem? pra senhora?
- ah, é, é pra mim mesma, é que quero trabalhar aqui...
- ah, rs mas a senhora quer trabalhar aqui por que? tem que ficar em casa descansado a senhora já trabalhou demais...
- ah trabalhei mesmo, numsabe? Eu sou professora, mas eu queria era trabalhar aqui... 
- hahaha então tá, a senhora vai lá na gerencia conversar com seu Luciano, tá bom? hahaha


Logo depois a atendida fui eu, que junto com a caixa compactuava com a sua cara de espanto.
No meu caso, no entanto, era espanto e tristeza... Eu não sei se a velha foi falar com o tal Luciano e nem se ela desistiu do tal emprego, o fato é que estou em início de carreira e já vejo o fim dela muito claro pra mim: a loucura.


Será esse meu futuro, meu Deus? Ser professora, trabalhar a vida toda, ficar louca e, às 8 da manhã  de uma quinta feira, pedir emprego aos 80 anos em supermercados da minha vizinhança?








Vou ali acender uma vela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário