quarta-feira, 22 de maio de 2013

A Casa das Sete Mulheres

Me lembro quando assisti ao primeiro capítulo da mini-série A Casa das Sete Mulheres. Apesar de não temos o costume de ficar acordadas até muito tarde, eu e minha irmã, fomos pegas pelas chamadas durante toda aquela segunda feira. O primeiro episódio começou. Se passa no Sul do Brasil. A gente já tinha ido visitar aquele estado que ambientava a mini-série. Eu me lembro que foi o melhor primeiro episódio do mundo. Bom, pelo menos parecia, agora que olho pra trás e quase vejo a gente gritando como loucas. Nós gritávamos por que foi tudo muito emocionante. Cenas rápidas e bem feitas, muita aventura, romance, drama, mortes, e tudo assim, num capítulo só. A gente gritou muito quando o Thiago Fragoso, montando num cavalo, salvou a Mariana Ximenes de algum perigo. Bom, pelo menos é assim que minha memória guarda. Eu e minha irmã batíamos palmas, gritávamos, e quase pulamos da cadeira nos momentos mais emocionantes. Tudo lindo.

A mini-série não seguiu sendo tão boa quanto aquele primeiro capítulo e nem isso importa muito à minha narrativa. Mas de algo que me lembro bem é da Camila Morgado. Acho que foi o primeiro papel dela na TV, não sei. Não tenho memórias delas antes disso. Eu, desde aquela mini-série, achei ela uma atriz incrível. Mas isso também não vem ao caso.

A Camila Morgado se apaixona pelo Thiago Lacerda, o Garibaldi. Ela moça jovem, cheia de sonhos, quer namorar, noivar, fazer o enxoval de renda, casar e ter uma porção de filhinhos. Ele, homem da guerra, também se apaixona por ela. Os dois vivem um romance bem puro durante um curto período de tempo. Ao menos eu gosto de lembrar assim. 

Garibaldi tem de ir pra guerra, tem de lutar, mudar o mundo com a revolução, aquela coisa. Eu lembro de uma cena com ele tentando ensinar a Manuela - Camila Morgado - como segurar uma arma e a atirar. Ela se assusta com o som alto da arma e numa atuação até bem feinha, dá uma rodopiada e cai nos braços do Thiago Lacerda e os dois riem bastante. 
Ele percebe que Manuela é muito doce e muito menina ainda pra ir para a guerra, e ele não permite que ela o acompanhe. Entre lágrimas e promessas de eu volto pra te encontrar, Garibaldi vai pra guerra deixando a linda Manuela em casa com aquele monte de irmã e parente que ela tinha.

Muito muito tempo se passa, não lembro quanto. Mas o que eu lembro bem é dos olhos da Camila Morgado se enchendo de lágrima. Aquele tipo de lágrima que o ator não faz nenhum esforço pra cair. Aquela lágrima que aparece do nada. Aquela que cai no meio do olho, não nos cantos. Gosto desse tipo de lágrima. A Carolina Ferraz também sabe fazer muito bem. Então, a Camila chorou algumas lágrimas como aquela porque ela sentiu de alguma maneira que algo havia acontecido. O diálogo foi mais ou menos assim:

- Por que choras, Manuela?
- Ele está longe...
- Mas é claro que está, sua boba (risos)! Ele viajou há tantos meses é claro que ele está muito longe!
- Não... o coração dele é que está longe....

A próxima cena é Garibaldi acabando de conhecer a Anita e os dois rindo por alguma bobagem.

O.coração.dele.é.que.tá.longe.

Posso até parecer meio boba quando você olha pra mim pela primeira vez, mas não sou não. Assim como a Manuela, eu sei sentir coisas mesmo de longe. Eu sei quando o coração de alguém se afasta. Eu posso nem falar nada. Mas eu sei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário